sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Alimentos aliviam TPM e sintomas da menopausa; saiba quais


As mudanças pelas quais o corpo feminino passa mensalmente por conta da chegada da menstruação variam muito de pessoa para pessoa. Os sintomas podem ser quase imperceptíveis até uma TPM (Tensão Pré-Menstrual) das bravas, que inclui irritabilidade, ansiedade acentuadas, dor nos seios, cólicas, dores de cabeça.
Quando chega a menopausa, podem aparecer ondas de calor e palpitações, secura vaginal, urgência na urinação e outras questões como problemas de concentração, depressão, irritabilidade.
É preciso ter acompanhamento médico para amenizar os problemas, mas uma alimentação adequada pode ajudar a reduzir os desconfortos, na opinião do especialista em Nutrologia e membro da Associação Brasileira de Nutrologia, Cristiano Merheb. Ele enumera alimentos que devem fazer parte da dieta em cada etapa da vida e que podem até ajudar a prevenir alguns desconfortos:

Dos 20 aos 35 anos
Alimentos: Aveia, granola, arroz integral, pães e biscoitos integrais, frutas, verduras e legumes.
Benefícios: Nesta fase, a mulher é bem ativa e precisa conciliar estudos com carreira, o que pede uma maior dose de energia. É importante oferecer ao organismo os chamados carboidratos saudáveis, listados acima. Para inibir e prevenir os sintomas de TPM, que nesta fase estão mais agudos, é aconselhável evitar alimentos que causem retenção de líquido, como o excesso de sal, molhos condimentados (catchup, molho inglês, shoyu, molho para saladas, etc.) e ingerir bastante água. Outra dica é evitar o excesso de café, chocolate ao leite, doces e aumentar a ingestão de alimentos com fonte em vitamina D, como queijos, iogurte, cereais e folhas verdes, que ajudam a diminuir os sintomas.

Dos 35 aos 50 anos
Alimentos: Carnes brancas, carnes vermelhas de cortes magros, ovos, peixes, aves sem pele e queijos brancos. Além de carboidratos saudáveis, como grãos integrais, frutas, legumes e verduras.
Benefícios: Normalmente, nessa fase a mulher já está mais estável em relação à profissão e à sua família. Com isso, seus hormônios são diferenciados e o metabolismo também. É o momento de se prevenir contra futuras doenças e o excesso de peso. Uma boa dica para essa fase da vida é diminuir a ingestão farta , principalmente, dos carboidratos refinados, como doces, pães e demais alimentos feitos com farinha de trigo. Esses alimentos, quando consumidos em excesso, desaceleram ainda mais o metabolismo, dificultando o controle e a manutenção do peso.

Acima dos 50 anos
Alimentos: Consuma os com função fitoestrogênea, ou seja, que têm o poder de atuar como uma versão do estrogênio, em queda no organismo nessa fase. São eles soja e seus derivados e a semente de linhaça ou óleo de linhaça.
Benefícios: Esses alimentos consumidos diariamente vão ajudar a amenizar os sintomas. Nessa fase também é comum aparecerem doenças como osteoporose, que pode ser evitada com o consumo de alimentos fontes de cálcio e vitamina D. Também não dispense um pouco de sol diariamente para ativar a produção da vitamina na pele. Derivados do leite, folhas verdes escuras, leite de soja e tofu (queijo de soja), também vão ajudar na prevenção.

Eu adorei as dicas e vou usar ner... Vamos ser mais amaveis nestes dias agora, nao tem como evitar!

Beijoos, beijoos
Sussu
 Fonte: Terra

8 comentários:

  1. olá, gostei deste post, pois já sofri muito com TPM, e realmente uma alimentação certa ajuda,eu uso suplementos para suprir todas as necessidades do meu organismo. e estou bem calminha ultimamente hehe.Vc vai ajudar muitas pessoas com este post.
    bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sussu (posso te chamar assim, né?)!

    Só passando para dizer que seu blog é muito útil, menina! Gostei muito muito dele, mesmo. Passei também para agradecer por me seguir (não sei se você tentou deixar algum comentário, porque o antigo template estava com uns probleminhas, mas agora já está arrumadinho!).

    FELIZ 2012, viu?

    xoxo

    http://nina-renegade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, li e mostrei a minha mãe, super interessante. Parabéns pelo blog, já estou seguindo, muito bacana teu espaço. Feliz 2012!!! Tudo de bom pra vc.

    http://vernasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Nina, pode chamar de Sussu sim!
    Realmente eu tentei deixar um comentario la so que nao consegui! Mas cmo agora ta td certin eu vou la... bjoo

    ResponderExcluir
  5. Oie amore....
    adorei as dicas, viro o cão de tpm.
    Vou usar, todo mundo merece!!!
    Um bjaoooo

    ResponderExcluir
  6. Amei estas dicas. Vou usa-las e indicar tem tanta gente precisando!!!!

    ResponderExcluir
  7. Garota foi perfeito esse post!!!

    http://castro-pri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Sussu, que legal esse post! Ameii as dicas! sofro suuper de TPM, é o fim! MAs agora com suas dicas, tudo irá melhor!

    Obrigada pelo carinho lá no Blog!

    Beeijos, linda! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir

Oiiee, Gostou do blog? E do post ?
Se gostou me siga e comente que farei o mesmo!
Beijinhoooss

Sussu