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sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Alimentos aliviam TPM e sintomas da menopausa; saiba quais


As mudanças pelas quais o corpo feminino passa mensalmente por conta da chegada da menstruação variam muito de pessoa para pessoa. Os sintomas podem ser quase imperceptíveis até uma TPM (Tensão Pré-Menstrual) das bravas, que inclui irritabilidade, ansiedade acentuadas, dor nos seios, cólicas, dores de cabeça.
Quando chega a menopausa, podem aparecer ondas de calor e palpitações, secura vaginal, urgência na urinação e outras questões como problemas de concentração, depressão, irritabilidade.
É preciso ter acompanhamento médico para amenizar os problemas, mas uma alimentação adequada pode ajudar a reduzir os desconfortos, na opinião do especialista em Nutrologia e membro da Associação Brasileira de Nutrologia, Cristiano Merheb. Ele enumera alimentos que devem fazer parte da dieta em cada etapa da vida e que podem até ajudar a prevenir alguns desconfortos:

Dos 20 aos 35 anos
Alimentos: Aveia, granola, arroz integral, pães e biscoitos integrais, frutas, verduras e legumes.
Benefícios: Nesta fase, a mulher é bem ativa e precisa conciliar estudos com carreira, o que pede uma maior dose de energia. É importante oferecer ao organismo os chamados carboidratos saudáveis, listados acima. Para inibir e prevenir os sintomas de TPM, que nesta fase estão mais agudos, é aconselhável evitar alimentos que causem retenção de líquido, como o excesso de sal, molhos condimentados (catchup, molho inglês, shoyu, molho para saladas, etc.) e ingerir bastante água. Outra dica é evitar o excesso de café, chocolate ao leite, doces e aumentar a ingestão de alimentos com fonte em vitamina D, como queijos, iogurte, cereais e folhas verdes, que ajudam a diminuir os sintomas.

Dos 35 aos 50 anos
Alimentos: Carnes brancas, carnes vermelhas de cortes magros, ovos, peixes, aves sem pele e queijos brancos. Além de carboidratos saudáveis, como grãos integrais, frutas, legumes e verduras.
Benefícios: Normalmente, nessa fase a mulher já está mais estável em relação à profissão e à sua família. Com isso, seus hormônios são diferenciados e o metabolismo também. É o momento de se prevenir contra futuras doenças e o excesso de peso. Uma boa dica para essa fase da vida é diminuir a ingestão farta , principalmente, dos carboidratos refinados, como doces, pães e demais alimentos feitos com farinha de trigo. Esses alimentos, quando consumidos em excesso, desaceleram ainda mais o metabolismo, dificultando o controle e a manutenção do peso.

Acima dos 50 anos
Alimentos: Consuma os com função fitoestrogênea, ou seja, que têm o poder de atuar como uma versão do estrogênio, em queda no organismo nessa fase. São eles soja e seus derivados e a semente de linhaça ou óleo de linhaça.
Benefícios: Esses alimentos consumidos diariamente vão ajudar a amenizar os sintomas. Nessa fase também é comum aparecerem doenças como osteoporose, que pode ser evitada com o consumo de alimentos fontes de cálcio e vitamina D. Também não dispense um pouco de sol diariamente para ativar a produção da vitamina na pele. Derivados do leite, folhas verdes escuras, leite de soja e tofu (queijo de soja), também vão ajudar na prevenção.

Eu adorei as dicas e vou usar ner... Vamos ser mais amaveis nestes dias agora, nao tem como evitar!

Beijoos, beijoos
Sussu
 Fonte: Terra

8 comentários:

  1. olá, gostei deste post, pois já sofri muito com TPM, e realmente uma alimentação certa ajuda,eu uso suplementos para suprir todas as necessidades do meu organismo. e estou bem calminha ultimamente hehe.Vc vai ajudar muitas pessoas com este post.
    bjs e sucesso!

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  2. Oi, Sussu (posso te chamar assim, né?)!

    Só passando para dizer que seu blog é muito útil, menina! Gostei muito muito dele, mesmo. Passei também para agradecer por me seguir (não sei se você tentou deixar algum comentário, porque o antigo template estava com uns probleminhas, mas agora já está arrumadinho!).

    FELIZ 2012, viu?

    xoxo

    http://nina-renegade.blogspot.com/

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  3. Excelente matéria, li e mostrei a minha mãe, super interessante. Parabéns pelo blog, já estou seguindo, muito bacana teu espaço. Feliz 2012!!! Tudo de bom pra vc.

    http://vernasunhas.blogspot.com

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  4. Oie Nina, pode chamar de Sussu sim!
    Realmente eu tentei deixar um comentario la so que nao consegui! Mas cmo agora ta td certin eu vou la... bjoo

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  5. Oie amore....
    adorei as dicas, viro o cão de tpm.
    Vou usar, todo mundo merece!!!
    Um bjaoooo

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  6. Amei estas dicas. Vou usa-las e indicar tem tanta gente precisando!!!!

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  7. Garota foi perfeito esse post!!!

    http://castro-pri.blogspot.com/

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  8. Sussu, que legal esse post! Ameii as dicas! sofro suuper de TPM, é o fim! MAs agora com suas dicas, tudo irá melhor!

    Obrigada pelo carinho lá no Blog!

    Beeijos, linda! =)

    Cáhh Chaves.

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Beijinhoooss

Sussu